16 fevereiro 2010

Buzz off


Quem me conhece sabe que eu sou um fã acérrimo da Google, tanto dos seus produtos como da forma como a empresa encara o mercado e os concorrentes. Não passa um dia sem que eu use uma colecção de apps da Google, começando pelo Gmail, passando pelo Reader e acabando no estaminé que estão a ler. Por isso mesmo, quando, na semana passada, anunciaram o lançamento do Buzz fiquei bastante entusiasmado. A premissa parecia interessante: uam rede social dentro do mail. Isso chegou para me aguçar o apetite, mas o entusiasmo deu rapidamente lugar à desilusão e mesmo apreensão. Em bom português, há que dizer que o Buzz é uma merda.

Começa logo pelo interface. Não há qualquer tipo de organização, não há possibilidade de colocar as fotos num local separado, os posts amontoam-se uns em cima dos outros num caos absolutamente impossível de gerir. Depois, passa pela privacidade. Ou melhor, pela falta dela. A partir do momento em que tenho o Buzz aberto no meu perfil, qualquer pessoa pode aceder a tudo o que lá coloco. Qualquer pessoa. Até no Facebook, com todos os problemas que nós conhecemos, temos formas de fechar o que queremos mostrar apenas a familiares e amigos. Para terminar, não sei quem foi o génio que se lembrou que seria uma boa ideia despejar o conteúdo do Buzz no próprio GMail. Tudo o que eu postei no Buzz (ou melhor, nos serviços que associei ao Buzz, como aqui o estaminé ou o Twitter) foi colocado também na pasta sent mail. Ora, se é um post numa rede social não é seguramente um mail, e se o quero na rede social não o quero no mail.

Creio que o Buzz revela todos os problemas que a Google tem tido com o conceito de redes sociais. O Orkut teve sucesso apenas no Brasil e o Friend Connect foi um enorme falhanço; o Buzz terá a bóia do Gmail para o manter à tona, mas duvido que seja capaz de competir com o Facebook, pelo menos para já. Acredito que a Google esteja a experimentar a integração de diferentes plataformas, por forma a podermos, no futuro, aceder a toda a informação que nos interessa num só lugar; qualquer coisa do género, Gmail+Reader+Buzz+Wave. Se resolverem o problema da privacidade e perceberem que pode haver contactos e mensagens que eu quero num lado que não quero noutro, talvez possa ser uma boa solução.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported License.