01 junho 2009

os miseráveis

na semana passada a península helénica foi afectada por um terramoto de baixa intensidade, que também afectou o sul da macedónia. mesmo sendo um terramoto fraco, provocou danos estruturais graves em muitas casas, tornando-as inabitáveis, sendo que noutras destruiu electrodomésticos, móveis e outros bens. desesperados perante as suas perdas, os habitantes destas pequenas localidades pediram ajuda ao governo. e o que fez este? para além de não ter enviado ninguém em sua representação aos locais afectados (não fosse algum tecto cair-lhes na cabeça, já que isso é que seria a verdadeira catástrofe...) como ainda vieram dizer que iriam ajudar, sim, mas apenas algumas famílias! o critério utilizado é ainda mais curioso: a ajuda irá recair apenas nas famílias sem rendimento fixo, ou seja, aquelas que já estão dependentes do estado. ora, eu acho bem que se ajude as famílias mais carenciadas, mas que imagem se passa para os contribuintes? "o senhor paga impostos? muito bem, então deixe-me pegar no que pagou ao estado e dá-lo ao seu vizinho ao qual aconteceu a mesma coisa que a si mas que não trabalha e paga impostos como o senhor." "mas e a minha ajuda?" "olhe, vá trabalhar para reconstruir a sua casa!" se estivesse no lugar destas famílias, nunca mais pagava um cêntimo de impostos na minha vida...
a cereja no topo do bolo é a quantia atribuída a agregado familiar (independentemente do número de membros): 32000 denars, mais ou menos 500 euros. eu pergunto: que vai fazer com 500 euros quem tem a casa a cair aos bocados? ah, e também não foram providenciados abrigos provisórios aos desalojados... realmente, um país é tão miserável quanto for o seu governo; e não estou a falar de miséria financeira, bem entendido...
poster da camapanha eleitoral de 2006 do partido actualmente no governo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported License.