11 agosto 2009

burocracia? não obrigado

neste momento falta-me apenas o carimbo de um notário para poder dizer que tenho toda a papelada em ordem para pedir o bi de cidadão estrangeiro na macedónia.
spoke too soon! nesta merda deste país (hoje estourei!) falta sempre alguma coisa. se não é o impresso x é o documento y; o pior é que o que me aconteceu hoje foi ainda mais caricato. apresentei-me no ministério com todos os documentos necessários para pedir o meu bi, e dizem-me que afinal não posso fazer isso agora porque o meu passaporte tem de ter uma validade superior a 3 meses; ora a validade do meu passaporte é até 10 de novembro deste ano, o que significa que esses 3 meses passaram ONTEM!!! o que me deixa furioso é que nunca, das várias vezes que contactei o ministério, me informaram sobre esta condição; caso soubesse teria naturalmente me dirigido à embaixada e pedido um novo passaporte. agora só em setembro poderei fazê-lo, já que a única pessoa com competência para isso na embaixada em belgrado foi de férias, e depois terei de esperar um mínimo de 2 meses até o receber. é inacreditável a forma como se brinca com as pessoas neste país, a forma como não se demonstra qualquer respeito pelo cidadão, como se estão nas tintas se se gastou uma porrada de dinheiro, se se perdeu horas, dias, semanas, meses para cumprir os requisitos, se se esgotou a paciência, esperou, desesperou, bateu com a cabeça na parede, trinta por uma linha, e mais o diabo a 4. tudo para no final acrescentarem mais um requisito que nunca havia sido mencionado e que não posso cumprir porque passou ontem o prazo, e ontem, quando queria ir apresentar os meus papéis, aquela secção estava fechada...

3 comentários:

  1. nao sei s conheces o blog mas aqui vai ele. encontrei o teu blog por acaso. sei k gostas do penafiel...

    www.futebolclubedepenafiel.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Interessante, aí não está muito diferente do Brasil!
    Parabéns pelo Blog.

    ResponderEliminar
  3. E sabes o que é pior nisso tudo André? Os macedónios apesar da doçura que os caracteriza estão a cantar o fado do desgraçadinho porque não podem viajar para lado nenhum. Estão sempre a fazer-se de coitados e vítimas do Mundo e, sobretudo, da União Europeia. Deveriam por os olhos nisso. Não és o primeiro estrangeiro que tentou ser legal na Macedónia e se deparou com essa pouca vergonha. Tens sorte de não te terem sugerido uma gratificação por baixo da mesa. Claro, que a culpa nem é toda deles. Eles apenas estão no meio desse joguete horroroso que é a política macedónia, porém, se não forem eles a pensarem e a agirem nós não podemos fazer nada, por maior boa vontade que tenhamos...

    Muitos beijos e não desistas. O teu amor é lindo e essa é a maior motivação que podes ter.

    ResponderEliminar

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported License.