18 maio 2009

não me apetece nada falar sobre isto...

...mas vou deixar-vos uma palavrinha de qualquer das formas. sábado estivemos em kičevo, uma cidade com forte presença albanesa (cerca de um terço da população) e com consideráveis comunidades turca e roma. lá tivemos uma forte presença de público, mas um dos piores debates de sempre, extremamente politizado e centrado no confronto diplomático com a grécia. não tenho pachorra para ambientes destes, para salas cheias de velhos do restelo, casmurros e agarrados ao passado. para salas destas mais valia ficar em casa... é um verdadeiro desperdício, mais a mais que tínhamos connosco o embaixador da eslováquia, um senhor absolutamente admirável pelo seu dinamismo e pela sua vontade de dar a estas pessoas uma visão mais correcto do processo de adesão. debalde! ali ninguém queria ouvir nada; apenas manifestar a sua indignação contra a grécia. para ajudar à festa, o presidente da câmara ainda veio elogiar o governo pela forma como tem conduzido o processo de adesão... enfim, um debate para esquecer... o mais engraçado do dia foi mesmo o facto do hotel onde foi organizado o debate não ter cadeiras disponíveis, por estar a preparar um copo d'água para sáado à noite; as cadeiras vieram todas daí, dando à sala este aspecto:
parece tudo menos uma sala pronta para acolher um debate sério e interessante. e não é que não acolheu mesmo?... :(

2 comentários:

  1. Caro Luso-Macedónio!

    Sim,confesso que estou viciada no teu blog. Enquanto a página está a abrir eu fico sempre a torcer para que haja mais um Post porque a realidade que relatas foi também a minha durante mais de 7 meses e ESTÁS TÃO CHEIO DE RAZÃO!
    Durante meses tentei perceber o que se passava na mente dos Macedónios.Ficava confusa porque me perdia na extrema simpatia e boa vontade deles e depois volta a encontrar-me no Síndrome de Pseudo-inferioridade que os afecta a todos:dos 8 aos 80!
    Lembro-me que quando lhes sugeria o programa "Youth in Action" eles não me deixavam sequer acabar a explicação porque eles não têm visa. Eu explicava-lhes que para isto tinham. Explicava-lhes também que Portugal, tal como outros países da União Europeia que eles tanto almejam, também precisam de Visa para entrar em África, na América, Ásia etc...
    Nunca senti tanto ódio entre vizinhança. A forma como falam da Grécia é extremamente agressiva e, no entanto, quando conheci alguns gregos (na Grécia) limitaram-se a dizer-me que não lhes desejam mal apenas não querem que eles sejam a Republica da Macedónia porque eles não são a unica Macedónia (subscrevo totalmente).
    Na realidade o grande problema dos Macedónios não é a Grécia mas sim eles proprios e acho que a resoluçao não passa pela "conquista" do nome.
    Talvez seja por serem balcãs talvez seja pelo raio que os parta eu não imagino nenhum futuro para a Macedónia. Tenho mesmo pena porque são, talvez, as gentes mais simpáticas que conheci na vida. Que bicho lhes mordeu para serem tão desencaixados de tudo?

    ResponderEliminar
  2. Desejo-te toda a sorte do mundo e uma grande dose de paciência. A tua causa é a mais nobre de todas: o AMOR.

    Boas escritas.
    Portuense ou Portista??ahaha, estou a brincar.
    Eu seeeii.
    E Viva os Mouros
    Abraços Lisboetas.

    ResponderEliminar

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported License.